top of page

Estágio 

A unidade curricular de estágio foi realizada em dois espaços makers, um dos locais contatávamos com crianças de 1º ciclo. No outro local, com alunos do 7º/8º/9º/10º de escolaridade. 
As atividades foram dinamizadas de modo a chegar a todas estas idades. 
Atividade | 01
Durante o decorrer do estágio, foram realizadas diversas atividades, tendo sido esta atividade inicial.
Considerando que os alunos de 1º ciclo ainda não se encontravam muito familiarizados com a vertente robótica, decidiu-se começar por apresentar os Robôs: BEE; Mouse; Mind e Botley.
Fez-se vários jogos com estes robôs de forma a despertar interesse nas crianças. 
Esta foi uma das atividades dinamizadas no Dia Da Criança, com alunos do jardim de infância 
Atividade | 02
O CANSAT JÚNIOR é  um desafio lançado pelo ESERO Portugal,  e este projeto consiste em contruir o seu proprio satelite, passando pelos seguintes passos:
1. Construção do paraquedas;
2. Construção de uma antena e testes com rádios;
3. Construção do CANSAT JR com a ajuda do Kit CanSat Jr, de forma a cumprir os objetivos da Missão Primária.
Os objetivos desta atividade são: 

Medição da temperatura do ar;
Medição da pressão atmosférica

Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Durante os meses de estágio, ajudamos a protótipar o paraquedas; a programar; e a montar a antena. 

Atividade | 03
A imagem ao lado representa uma atividade que foi elaborada com alunos de primeiro ciclo. 
A presente atividade é a plantação de um feijão apenas com algodão e água. Para a realização da mesma, dividiu-se as turmas em grupos de quatro elementos, antes de meter as mãos à obra, os alunos teriam de responder, por escrito, algumas perguntas. exemplo: Se colocares só agua com o feijão, achas que o feijão vai germinar ? 
Após todos os grupos responderem a ficha, elaborou-se a atividade, o principal objetivo era que depois do feijão ter germinado o transgredir  para o protótipo da Horta sustentável.  
Atividade | 04
A ideia da horta sustentável, surgiu para transmitir aos alunos a importância de poupar água. Para esta atividade, aproveitou-se os feijões germinados da atividade anterior. 
Inicialmente tinha-se proposto criar uma horta maior, mas infelizmente devido as condições do horário  não foi possível. 
O objetivo desta atividade é utilizar os sensores que meçam as temperaturas externas, a intensidade da chuva; humidade do solo e a luminosidade que incide na planta. Desta forma, as crianças saberiam quando tinham de regar a planta, ou até mesmo coloca-la num sitio com mais sol ou mais sombra, dependendo da mensagem transmitida pelos sensores. 
Atividade | 05
O braço robótico do boneco que se encontra a regar a flor, no vídeo ao lado, foi programado e realizado por estagiários com ajuda dos alunos. 
A ideia deste projeto era parecer que o boneco esta a regar a "Maior Flor do Mundo", este livro é um conto infantil, escrito por José Saramago, a exposição em que estavam inseridas,  era sobre livros infantis, e cada escola teria de criar algo alusivo ao tema do livro. 
Atividade | 06
O dia aberto, foi uma atividade realizada com crianças dos 8 aos 13 anos de idade. Estes alunos durante as férias da Páscoa visitaram os clubes da escola secundaria do munícipio onde vivem. 
Eles encontravam-se divididos em 3 grupo; dos 8 aos 10 anos; dos 11 aos 13 anos e dos 14 aos 16. havia três guiãos com diferentes níveis de dificuldade, o objetico principal era programar o micro:Maqueen de acordo com o guião no site Makecode. familiarizando-se assim com a programação por blocos. 
Atividade | 07
Com materiais reutilizáveis e dados por empresas devido a defeitos, os estagiários tiveram a iniciativa de montar um jogo para as crianças.
objetivo principal era criar um circuito elétrico para os alunos começarem a entender melhor a condutividade elétrica  
bottom of page