top of page

LB 

Projeto | 01

No âmbito da Unidade curricular de Laboratórios de fabricação I, foi nos pedido que realizássemos uma ponte feita em esparguete.

Esta atividade tinha como objetivo, construir uma ponte dentro de algumas medidas: 25cm de comprimento, 10 cm de altura e 5 cm de largura. Antes de iniciarmos a construção da ponte tínhamos de realizar uma pesquisa sobre algumas pontes de massa que já existiam e fazer um desenho à escala de como idealizávamos a nossa ponte.

Após todas as pontes construídas, pesávamos a ponte, e esta era sujeita a uma força que era igualmente distribuída por toda a ponte e íamos acrescentando peso até ela ceder. Esta ponte pesava cerca de 145,0g e aguentou cerca de 1kg e 269,5g

Um importante detalhe é que as únicas materiais que podíamos usar eram massa esparguete e cola quente.

*Realizado em Laboratório de fabricação com Catarina Carvalho
Projeto | 02
Oficina de papel- Nesta oficina falamos sobre a importância do papel. Desde muito cedo que o papel tem um papel relevante na nossa vida, quando entramos na escola precisamos de cadernos e de livro, por vezes para nos entreter lemos uma revista, tudo isto contem papel. O problema começa quando nem toda a gente faz a reciclagem e esquece-se que o papel que gastamos diariamente vem das árvores, e cada árvore que cortamos para fazer papel, prejudica o ambiente.
Nesta oficina trabalhamos com papel reciclável e conseguimos demonstrar ao publico alvo do nosso curso-crianças, que podemos fazer coisas incríveis com o papel. 
Nestas imagens encontramos dois origamis- 1º tsuru; 2º avião de papel. 
Projeto | 03

Foi nos pedido que fizéssemos uma pesquisa de como podíamos reciclar a madeira e fazer algo dinâmico para o FabLab.

Esta atividade tinha como objetivo nos mostrar que a madeira pode ser reutilizada de forma dinâmica e divertida. Como o grupo alvo do nosso curso são crianças esta atividade demonstrou-nos ainda que pudemos criar coisas bastante interessantes que ajudem no desenvolvimento cognitivo das crianças passando sempre a mensagem que a madeira pode e é um material reutilizável.

Na imagem ao lado tem ilustrado uma forma bastante interessante de um calendário. E enquanto futuros profissionais no ramo da educação é bastante interessante e dinâmico realizar esta atividade para explicar os dias da semana e os meses do ano.

Este trabalho ainda esta a ser desenvolvido pois face a pandemia COVID-19 não podemos estar presencialmente no FabLab da ESE. 

*Realizado com Débora Couto 

Projeto | 04

Foi nos pedido que fizéssemos uma pesquisa sobre o plástico e o quanto prejudicial podia ele ser.

Assim que terminadas as pesquisas iniciamos uma nova pesquisa de como podíamos reciclar o plástico e fazer algo dinâmico para o FabLab.

Esta atividade tinha como objetivo nos mostrar que o plástico pode ser reutilizado de forma artística.

Assim como na atividade anterior esta também decorre em tempo de pandemia COVID-19 então ainda não pudemos terminar o nosso projeto sobre a reutilização do plástico. 

*Realizado com Débora Couto 

Projeto | 05

Foi nos proposto realizar um projecto com o objetivo de decorarmos e organizarmos o espaço do nosso FabLab, que se encontra um pouco degradado.

O nosso principal objetivo é tornar este espaço adequado para desempenharmos a nossas tarefas e torna-lo mais dinâmico e apelativo. Também é bastante importante que os alunos se sintam integrados na remodelação deste espaço, pois isto fará com que sintamos vontade de criar o nosso próprio Fablab.

Este trabalho é constituído por vários tópicos que o grupo pretende mudar como por exemplo, decoração de paredes, áreas de lazer, áreas de arrumação, áreas de construção, etc.

*Realizado com Ana Vidal; Ana Silva; Débora Couto; João Pereira; Laura Sousa. 

Consulte aqui o relatório:

Projeto | 06

Este projeto foi realizado em grupo e foi de acordo com as normas do desafio lançado pela Tetra Pak. 

Todos os anos esta marca lança um desafio que convida todas as escolas a construir uma maquete; uma mascote, que seja alusiva ao tema da reciclagem. Desta forma permitem que a comunidade escolar se envolva num processo criativo, que desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo, e que considerem a melhor forma de reutilizar as embalagens da Tetra Pak; Compal e com o símbolo FSC.

Projeto | 07

Como projeto final da unidade curricular, o docente propôs que fizemos uma casa inteligente devido a estarmos a dar arduínos e circuitos elétricos em diferentes unidades curriculares.

Desta forma dividimos igualmente as diferentes partes da casa em grupos. E cada grupo deve executar na maquete de maneira a que esta esteja de acordo com o conceito de casa inteligente. 

- Conceito de casa inteligente: As casas inteligentes também conhecidas como Smart House, são habitações onde se utiliza a tecnologia para o controlo de tarefas, de acordo com as necessidades dos moradores.

*Realizado em Laboratório de Fabricação II com Catarina Carvalho, João Pereira. 

 

bottom of page